terça-feira, 27 de maio de 2014

Sou recordista brasileiro em alguma coisa...

O verbo correto seria 'estou' pois no cubo mágico são poucos recordes que duram, esse deve cair no próximo campeonato com certeza. Para se ter uma ideia nem estou perto de ser o melhor do país, tá mais para um dia de sorte. Mas obviamente isso não me impede de tirar onda com o feito.



Aconteceu no Brasília Open 2014 (17 de maio) Pátio Brasil Shopping. Fiquei com a prata no evento porém feliz por ter um momentâneo recorde nacional. No cubo é possível bater um recorde e perder pois existem duas marcas distintas: o melhor tempo e a melhor média. A média é que determina a vitória (o que é justo), porém você poder perder e ter feito o melhor tempo. Simples de entender, pense num piloto que faz a melhor volta de uma corrida, ele pode estar em qualquer colocação, até em último, é improvável mas é possível.


Trata-se de uma modalidade que tenho um grande apreço, é o quebra-cabeça Skewb. Desde 2012 acompanho sua evolução no planeta e quis muito que se tornasse parte do quadro oficial da WCA (World Cube Association). As razões são simples: é um quebra-cabeça sem dificuldades de fabricação, é de simples resolução portanto um divulgador a mais dos cubos sendo mais uma porta de entrada, é de embaralhamento rápido (não dá a tranqueira que cubos grandes dão, não atrasando os campeonatos), é diferente dos cubos já existentes não sendo apenas mais do mesmo (como 6x6 e 7x7) e por fim ele já era popular o suficiente para estar em competições. Mesmo sem ser oficial fui o primeiro a colocar a modalidade em campeonato no Brasil, foi no Goiânia Open 2012. Já tinha interesse que essa ideia fosse difundida. Comecei a participar dos fóruns internacionais para debater o assunto com outros entusiastas pelo mundo enquanto trocava ideia com os brasileiros sobre o assunto. Nem tive que me esforçar muito, percebi que era uma 'guerra' já ganha quando eu entrei, outros caras já tinham ralado bastante para isso. Resultado foi que em 2014 a modalidade entrou para o quadro e estreou na América do Sul em seu principal campeonato, a etapa verão do Campeonato Brasileiro 2014, em janeiro deste ano. Tivemos uma cena engraçada no Brasileiro, o primeiro que resolvesse seria momentaneamente o recordista sul-americano não importando o tempo que fizesse, tive a honra por uns 2 minutos. Vídeo AQUI.

Sendo assim o item 237 da lista está cumprido :)



ATUALIZANDO: no último domingo, 22 de junho, durante o São Paulo Open 2014 o recorde foi quebrado. Agora é 5,29 segundos e não me pertence mais, foi bom enquanto durou :)