terça-feira, 9 de setembro de 2014

Carne! #coisalindadedeus

Carne é um trem bão demais da conta. Churrascarias são um paraíso que eu chamaria de céu se o rodízio fosse grátis. Mas porque comer 'uzanimais'? (Vaca é uzanimais, cachorro é uzanimais...) 



Desculpem-me eu não tenho pena e nem consciência em relação às outras espécies do planeta. O que eu tenho é um medo profundo de que a pecuária destrua toda a terra fértil e também contribua bastante para o uso desequilibrado de nossa água potável. Esse medo de bagunçar o ecossistema é que me faz refletir em diminuir a quantidade de carne que eu como. Mas compaixão mesmo não tenho. "Então você é a favor dos rodeios e dos maus tratos?" Não mesmo, minha mãe me ensinou que não se deve brincar com a comida, então rodeios, rinhas e afins não têm o menor sentido. 

Eu desde 2012, quando passei a morar sozinho, comecei a mudar bastante minha alimentação, equilibrei mais, comi mais verduras, percebi que não tinha a menor necessidade de comer um quilo de comida no almoço, parei com refrigerantes, diminuí drasticamente a quantidade de sal e açúcar na minha alimentação etc. Mas reduzir a carne estava bem difícil. Além da minha vontade de parar de contribuir com destruição do planeta eu também já estava me tocando que carne vermelha todo dia não é uma coisa muito saudável. 

Fiz um amigo vegetariano e as conversas são boas e esclarecedoras, mas não chegam ao ponto de me fazer reduzir as porções. Até que uma dia a empresa em que trabalho resolve realizar aqueles exames pra saber se os funcionários estão morrendo. Daí eu resolvo ler o exame antes de entregar e vejo lá a bendita taxa de triglicérides. Acho que entre as milhares de religiões existente minha dúvida sobre qual estaria certa acabou, os hindus sempre souberam a verdade "não comam as vacas, ou arquem com as consequências". Claro que não é somente a carne vermelha gordurosa, mas também os doces, massas e mais uma lista infinita de coisas que contribuem para meu atual estado alarmante. Não preciso ficar recorrendo a lista pra saber se posso ou não comer, o macete é: olhou, salivou, bate a tristeza e já desvio o olhar, só posso comer aquilo que ninguém quer. 


Uma coisa que me irritou foi que nem pude comer minha torta de aniversário ou sequer fazer um brinde. Enfim o item 8 da lista vai acontecer, na verdade já está acontecendo, de forma abrupta. O que mais me chateia é que esse troço de triglicérides sempre soou na minha cabeça como coisa de velho, tipo, acabei de fazer 29, sou uma criança ainda, isso não é justo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário