quarta-feira, 25 de junho de 2014

Humor Negro!


Eu sou um fã de humor negro, principalmente quando se fala em cinema. Nos filmes o negócio fica mais refinado, não se dá ao trabalho de fazer uma simples piada preconceituosa ou explorar ambiguidades como a da tirinha acima, costumam ser tramas bem elaboradas e com um roteiro ácido.

Duas pessoas em momentos distintos me pediram uma lista desse tipo de filme, daí quis escrever esse artigo. Escolhi 3 filmes do gênero em escalas diferentes de humor para não assustar os amigos.

Nível Iniciante - para aqueles que não estão habituados e nem sabem se realmente gostam, tem um título bem legal, bem leve, dá pra assistir em família (risos).


Morte no Funeral, 2010 (Death at a Funeral), um filme que chega de cara com Chris Rock que tem um lista imensa de comédia pastelão no currículo (e dubla a zebra em Madagascar) daí você já começa a assistir pré-disposto a rir, essa é a ideia. Tem também Martin Lawrence, de Vovó...Zona, para tirar toda sua dúvida de que se trata de uma comédia. E a cereja do bolo Peter Dinklage, o Tyrion de Game of Thrones. Atenção, esse filme é um remake, o original é britânico de 2007 (e tem Peter Dinklage também para a nooooossa alegria) mas se não é acostumado com isso, vai no estadunidense mesmo que é mais fácil de digerir. Resumo da ópera trata-se de uma família problemática que deixa as verdades fluírem durante o velório do patriarca da família.

Nível Intermediário - para aqueles que já tem o hábito de rir de piadas de mau gosto. Dá pra assistir com a família também mas a maioria vai ter certeza que se trata de um drama com lição de vida e não vai rir (talvez seja um drama mesmo e eu ri porque sou esquisito).


Bastidores de Um Casamento, 2011 (Another Happy Day), protagonizado por Ellen Barkin é outra lambança em família, mas como o nome já diz, acontece durante um casamento (uma tradução de título que fez todo o sentido). A carga dramática e sem noção sobre ela é muito massa e por muitas vezes engraçadíssima. A família é do avesso, ninguém é normal, todo mundo sofre, mas é engraçado. Tira umas gargalhadas em cada depoimento hipócrita e desumano, mas todos acham que se amam. Drogas, distúrbios, violência ... tudo que uma família normal tem direito. Neste a cereja do bolo fica por conta de Demi Moore, uma coadjuvante de luxo num papel que você não está acostumado a ver.

Nível Vamos Todos Para o Inferno - sério, se você rir nesse nível, vai arder no tridente do capeta, você não é uma pessoa boa. Não é o mais chocante dos filmes, não mesmo, o problema é que é uma COMÉDIA. Assista com quem tenha intimidade para rir e não ser julgado, evite os parentes próximos. 


Festa em Família, 1998 (Dogme 1 - Festen), longe de ser o filme mais constrangedor que existe mas já te introduz nesse mundo em grande estilo. Para variar, problemas internos de uma família. A questão não é se o problema aqui é maior ou menor que nos outros filmes mas a maneira que a narrativa se dá, é muito bem feita, muito perturbadora e, lógico, engraçada. O que faz desse filme especial? Ele é o primeiro título do Manifesto Dogma 95, do diretor e co-criador do manifesto Thomas Vinterberg (um outro adepto do manifesto é nada mais nada menos que Lars 'doidipedra' Von Trier). Trata-se de um movimento que de certa forma queria desconstruir alguns padrões da 7ª arte, fazendo coisas do tipo: não usar tripé, não mixar sons na edição, não usar iluminação artificial que não fosse da própria cena, não fazer filme de época etc. Isso faz de Festa em Família mais que um bom representante do humor negro, faz dele uma obra prima e o coloca de vez na história do cinema. Se interessar por mais desse movimento olhe a lista AQUI.

Enfim, é isso, espero ter ajudado os amigos a se interessarem por um gênero diferente de filmes. 

3 comentários: