segunda-feira, 29 de julho de 2013

Enigmas!

É muito legal brincar disso. Primeiro de tudo, o que é? Também conhecido por "sim, não e irrelevante" trata-se de um jogo que você só precisa de pessoas, não leva tabuleiro, dado, bola, papelzinho ou aparatos de tortura. Você cria uma situação aparentemente sem lógica e as demais pessoas têm que descobrir a razão disso. Para descobrir devem fazer perguntas cuja resposta seja sim ou não, se for uma pergunta fora de contexto responde-se "irrelevante".

Um exemplo de um enigma bem batido: Um advogado entra apressado por um corredor quando a luz falha, ele para, porquê? Daí a galera vai fazendo as perguntas, e você respondendo sim ou não. Importante incentivar a cidadão a perguntar, a tendência é a galera ficar calada pensando dando uma Sherlock, não funciona assim.

Devem vir perguntas como "O advogado estava trabalhando?" ou "O local que ele estava faz parte da história?" ou "Esse advogado era honesto?" Irrelevante hehe. E por aí vai, É muito bom, os mais difíceis são excelentes, só buscar enigmas no google e ser feliz. Mas lembrando que na internet você já vai achar a resposta, enquanto a graça é brincar com a galera.

Gostei tanto desse negócio que os enigmas de internet se esgotaram, desisti de procurar mais, daí veio a brilhante ideia que quase resolve o problema da fome no mundo, vou inventar esses troços, putz, que tudo.

A primeira foi assim: "Um homem chamado Batimã chegava em seu prédio todos os dias e nunca usava o elevador. Passada a virada do ano resolveu se mudar. Porquê?" Eu gosto desse, ninguém nunca acertou, todas as 1 pessoa que tentou errou. Mas eu ainda continuo na tentativa de executar o item 253 da lista (elaborar meus próprios enigmas).

Mas a graça é essa, por a cuca pra funcionar, gosto de jogos lógicos e esse de quebra interage os amigos. Ainda tenho que aperfeiçoar as criações, pensar em enredos mais empolgantes e conseguir colocar reais dificuldades. É massa.

2 comentários: