segunda-feira, 22 de julho de 2013

214- Convencer minha tia a contar a idade

Gosto desse item. Principalmente pelo tempo que ele levou para se concretizar. Não foi um trabalho relâmpago. Até porque nem eu mesmo sabia que era esse o objetivo no começo, se eu falar que foi tudo de propósito e que mereço ser reconhecido por minha sagacidade é mentira. A verdade é que tudo basicamente conspirou a favor.

Há uns dez anos ou mais minha tia estava repetindo sua data de aniversários mais uma vez, já estava virando piada. daí lembro da nossa primeira conversa sobre o assunto "Tia, a senhora tem que disfarçar, vai fazendo ao poucos, pensa com 50 anos vai ficar estranho". Daí ela começou a ceder, começou a autorizar seu envelhecimentos aos poucos em suas comemorações, mas longe da realidade cronológica, claro.

Tá, mas porque isso me incomoda? Simples, quando alguém mente a idade para fazer um mistério, uma graça, um personagem para os amigos eu acho legal, mas quando a pessoa se irrita de verdade em contar a idade já acho que isso prejudica demais e começa a ditar comportamentos, deixar de aproveitar uma fase pra se fingir que está em outra, daí a vida não é plena. E eu não queria que isso acontecesse com minha titia, não queria vê-la correndo o risco de ficar refém disso.

Sendo assim, um dia, nós estávamos numa balada e conversamos sobre isso (o estranho nessa balada é eu estar lá e não ela, a tia é toda animada e cheia de energia, já eu sou um velho antes dos 30). No meio do papo chegamos a conclusão de que era muito melhor assumir os 40, 50 ou 60 anos e receber elogios de estar tão viva e inteira do que dizer ter 30 e todo mundo se perguntar se é verdade mesmo. A idade no lugar de atacar sua auto-estima passaria a massagear o ego, verdade seja dita, todo mundo gosta dessa parte do ego. 

Há uma semana mais ou menos em seu aniversário gritou em alto e bom som sua verdadeira idade, achei legal, vai continuar sendo inteirona e cheia de energia sem pular etapas, vivendo a parte boa de todas as fases. Eu gostei, mais um item da lista que se vai :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário