quinta-feira, 25 de julho de 2013

Meu primeiro Saramago!

Todo ser com o hábito da leitura que conheço cita alguma obra que leu de Saramago. Isso fez parecer pra mim quase uma leitura obrigatória. Nem sempre embarco nessas unanimidades, até porque como minha arte preferida é o cinema já percebi que tem muito clássico indicado como maravilha na tela, película divina, transformador de almas que não me acrescentam em nada, até reconheço ser um trabalho bem feito mas que não me agrega. Exemplo: Laranja Mecânica de Kubrick, me intriga tanto a razão de existir desse filme que o livro está na minha lista de coisas (item 247).


Foco. Então, acabei lendo por indicação e empréstimo de um grande amigo o título A Caverna, uma referência explícita ao texto de Platão. Só nessa parte da referência já me chamou a atenção, até porque já expus meu interesse pelos gregos em outra postagem. Eu que sou um recente-ex-analfabeto achei tudo fantástico e com certeza lerei outros Saramago's.

Uma forma de escrita bem diferente das que eu estou acostumado, a começar pelo idioma. "Seu burro, José Saramago era de Portugal", ainda bem, pois se ele fosse de outro lugar que não falasse português teria que ler uma tradução que tiraria boa parte do brilho do texto. As expressões são diferentes das brasileiras e isso é encantador no livro. 

A história se passa num lugar que não sei onde é, isso é legal, pois não faz a menor diferença. Lembro-me de quando assisti Ensaio Sobre a Cegueira (pretendo ler o livro) o local também não era dito e o filme foi feito em 3 ou 4 grandes centros diferentes do planeta para representar o mesmo lugar nas telas, algo que achei sensacional. Quando li isso em A Caverna esse recurso ficou ainda melhor.

Não pretendo fazer uma resenha, não me considero apto, mas recomendo demais, tem umas sacadas, umas frases de efeito ao mesmo tempo que se critica as próprias frases de efeito no livro. Tem ponto de vista de cachorro e uma vida besta que é contada de um jeito que fica interessante, rá, pensa eu fazendo crítica literária no jornal (risos).

É isso, mais um item acontecendo, feliz.

2 comentários:

  1. O texto está bacana, deu até vontade de ler. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fundo amigo, quem me emprestou foi o Tolentino, achei que com essa informação vc animaria mais ainda hehe

      Excluir