quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

8 Livros por ano?


Está na hora de fazer o balanço literário de 2013. Será que li 8 livros em um ano? O pior é que não, foram 7, se eu quiser trapacear a lista dá pra chegar em 8. Não tem sentido trapacear a lista já que a ideia de ter uma meta não era simplesmente alcançar um número mas sim desenvolver o hábito, isso eu sei que está acontecendo. O mais interessante é que acho que nem na época que escola/faculdade me obrigava a ler eu cheguei nessa marca. Estou meio feliz, não dá pra ficar totalmente, afinal não cumprir metas é ruim. As obras até foram citadas por aqui no blog, mas para recapitular:

1- Fúria dos Reis - Crônicas de Gelo e Fogo
2- Tormenta das espadas - Crônicas de Gelo e Fogo
3- Festim dos Corvos - Crônicas de Gelo e Fogo
4- A Dança dos Dragões - Crônicas de Gelo e Fogo
obs.: O primeiro da saga, o Guerra dos Tronos, foi lido em 2012.
5- A Caverna (Saramago)
6- Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
7- Universo em Desencanto - Cultura Racional 

Tirando livros tem outras coisas legais que também li no último ano:
Quadrinhos/Graphic Novel/Mangá:
1- Superman - Entre a Foice e o Martelo. Um título muito interessante que narra um universo paralelo em que Clark Kent, ou para os íntimos Kal-El, é soviético e está do lado de "lá" da Guerra Fria. Uma abordagem interessante, mas sem deixar de alfinetar os camaradas. A saga é dividida em 3 volumes e vale a leitura.
2- Bórgia. Em 4 volumes trata-se da versão dos mitos Alejandro Jodorowsky e Milo Manara da família mais lasciva que passou pela igreja romana. É muito bom, eu tinha lido em 2012 a saga Clic também do Manara, o cara tem uma cabeça louca (no bom sentido) para esse tipo de quadrinho erótico.
3- Sandman. Neil Gaiman é o cara, até pouco tempo nem sabia de quem se tratava e hoje sou super fã. São 10 volumes grandes, bem grandes, e acabei não terminando de ler, ficou interrompido em 2013. Mas de 14 não passa, já está cheio de boatos sobre o quadrinho ganhar as telonas do cinema e quero assistir sabendo de tudo, quero ser aquele fã chato/poser que diz "prefiro o quadrinho" ou não, já que o próprio Gaiman estará na produção isso já é um bom sinal. Tem um discurso de formatura do cara que virou lenda se quiser ver a notícia clique aqui.
4- Tools Chalenge. Mangá feito pelo brasileiro Max Andrade, infelizmente só existe o volume 1 impresso, espero que consiga dar sequência nos lançamentos pois eu gostaria muito de acompanhar essa história doida de gente que nasce agarrado a ferramentas, hein?! É isso mesmo.
Caricatura feita pelo próprio Max Andrade, eu gostei:)

Li também alguns diálogos de Platão, nunca paro, entre uma obra e outra eu encaixo algum diálogo de 30 ou 50 páginas. Se eu for bem criterioso contabilizaria como um livro também e chegaria na meta, assim como poderia contabilizar os quadrinhos também. Mas não estou afim quero deixar separadas as coisas. Em 2014 não vou aumentar a meta de 8, até porque nem consegui bater nesse ano. Ficará assim mesmo, o que muda são as outras metas. Quero ler mais 5 títulos de quadrinhos (ou subgêneros) incluindo os que eu já estou no meio do processo. Quero ler ao menos mais 2 textos clássicos sendo diálogos de Platão ou não (na prática costuma passar de 2). 

Sobre os livros estão na lista: Laranja Mecânica e Ensaio sobre a cegueira (livros que ganhei). Os outros 6 eu ainda não me decidi. É isso, vamo-que-vamo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário