quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Se der tudo certo então tem alguma coisa errada

O título é estranho mas comigo é bem assim, daí me tornei teimoso de carteirinha. Do contrário não viria nada se concretizando, sem a tal da persistência tudo ficaria pela metade. Já contei a história do famoso portal que deveria ter saído meses atrás, tive um problema gigantesco. Tudo por conta do item 21 - Fazer um portal decente, se for pra fazer qualquer merda, eu mesmo faria, não precisaria contratar alguém. 

Depois de pedir 10 orçamentos em empresas diferentes escolhemos uma, não era a mais cara e nem a mais barata, acreditamos que dariam conta pois nos convenceram disso. Outra coisa importante foi o valor que deram ao portal, se empolgaram com a ideia, gostaram de fazer um projeto bacana fora do trivial que pudesse ter bastante acesso depois de pronto. Essa emoção que passaram que nos fez sentir prioridade e foi o decisivo.

O problema era que havia uma limitação técnica e outra moral. Ficava cada dia mais claro que não tinham competência para o tipo do produto exigido e que fomos enganados na contratação. Outra coisa que ficava clara era a falta de honestidade ao dizer o que tinha sido feito e o que não tinha. A besteira começa com um discurso em que se fala que programação vem antes de layout, putz, onde eu estava com a cabeça que não encerrei o contrato ali mesmo?! Você construir um código para depois decidir onde vai o que é absurdo na informática. Depois rolou uma conversa fiada de que o designer estava demorando a entregar a arte, jesus-maria-josé! Quando a bendita arte chegou foi mais frustrante ainda, que coisa horrorosa, jogamos no google no mesmo dia, sim meus 2 fiéis leitores (beijo mãe), era uma "arte" tirada de sites gratuitos de papel de parede.

Não tinha como continuar com isso, prazos estourados e nada funcionando como deveria. A loja virtual então nem tinha começado a fazer, de doer o coração e o bolso. Perdi prazos, perdi o natal e perdi parte do dinheiro pois não devolveriam tudo. Para ver o dinheiro todo teria que entrar na justiça, tenho convicção que ganharia 200% do valor em um processo, mas isso demoraria e não teria como continuar/começar o portal. Daí acabei fechando o acordo. 

Enfim é isso, cometi erros, não pedi um cronograma mais detalhado para acompanhar e exigir melhor as coisas. Aprendi um monte, mas teria sido melhor ter amadurecido sem sentir na pele, sempre é melhor quando não dói. 


Já fechamos com outra empresa que utiliza aquele sistema do SEBRAE em que você não paga o valor todo, o que é ótimo, nem teríamos o dinheiro e teríamos que adiar mais ainda (a empresa infeliz está devolvendo a prazo). O SEBRAE arca com mais da metade e a empresa que está desenvolvendo só recebe se nós clientes dissermos para o todo-poderoso SEBRAE que está tudo em ordem. Muito bom, mas por que eu não procurei algo assim antes? Até procurei mas não senti segurança na época, sim foi só por isso. Acabou que os que me deram mais segurança me ferraram e nem rolou um jantarzinho antes.

Um comentário: