quarta-feira, 12 de março de 2014

Amadeus!

Mais um filme sensacional. A direção é de Milos Forman, o cara dirigiu uns filminhos aí sem importância como Um Estranho no Ninho e O Mundo de Andy, esse último muita gente critica, porém é muito bom, um dia quero escrever sobre.

Amadeus é um filme sobre inveja, e isso é fantástico. Gosto dessa temática, filmes assim mostram uma coisa diferente do que costumamos acreditar. Nós vemos inveja como um sentimento extremamente distante do normal, algo pertencente a um bandido, criminoso, pedófilo, assassino que come pizza com catchup. Que tipo de ser humano põe catchup na pizza?!?! Não vemos como um sentimento comum como raiva e nem como um pecado trivial como a preguiça. Inveja é o cão chupando manga nas nossas mentes. Isso é ruim por um lado: ninguém admite que tem.

O contexto do filme é simples, Salieri é um compositor que quer ser a última bolacha do pacote, mas nasceu na época de ninguém mais ninguém menos que Mozart. Digamos que Cristiano Ronaldo sabe muito bem o que isso significa. O filme é todo na ótica de Salieri, é até o próprio narrador da parada. Que coisa linda, quanto sentimento, quanta frustração, quanta inveja. Como lidar com esse tipo de sentimento que é tão feio que não podemos reconhecer que temos? Como lidar com algo que juramos não existir em nosso miocárdio?

Essa é a graça, não dá pra contornar isso. O filme é longo para os padrões de hoje mas é sublime no seu ritmo de narrativa, não cansei em nenhum momento. E já adianto que se você tem algum tipo de conhecimento musical, por menor que seja, vai curtir o filme mais ainda que abusa de cenas musicais, mas não musical tipo Incrível Xuxa Contra o Baixo-Astral (adoro, mas não é o caso), Amadeus é musical tipo Mozart :)



A trama gira nas peripécias do confuso Salieri em tentar ser melhor que Mozart. Mas esse "tentar ser melhor" é do tipo de dar orgulho em Maquiavel. Hoje saber que sou invejoso me ajuda bastante, sei quando alguém fez merda e quando alguém fez algo bom mas eu quero acreditar que seja merda pra esconder minha inveja. Pra quem não acredita que é algo muito mais presente que se pensa é só dar uma olhada no estudo mais doido que já vi. Dentro do grupo submetido aos testes um terço (33%) demostraram inveja ao acessar o perfil do coleguinha no facebook. Vamos de uma forma bem porca e pouco científica admitir que se a cada 3 amiguinhos 1 (no mínimo) é sabidamente invejoso sua concepção muda sobre esse sentimento. E o estudo ainda te mostra que a pessoa objeto da inveja tem um pouco de responsabilidade nisso, afinal quem quer saber o quão azul são as águas do Caribe? Por que o cidadão postou as fotos? Abraço para meu amigo mergulhador que não se cansa de postar essas fotos horrorosas de lugares que nunca cheguei perto.

Enfim, recomendo Amadeus essa excelente obra do cinema (disponível no Netflix) e recomendo também a leitura do estudo que mencionei sobre a inveja (notícia AQUI, estudo AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário