quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O semi-empresário inexperiente!

Não sou nenhum guru da administração, mas vivemos, eu e a sócia, umas coisas nos últimos dias que acredito que posso compartilhar, motivado pelo susto que levamos que poderia ter sido evitado se eu não fosse tão desprovido de experiência assim.


Uma semana depois de ter um CNPJ chega um boleto já no endereço comercial com uma fatura bem alta, algumas centenas reais, pra mim é alta. Uma associação sei lá de onde que sequer se apresentou, apenas cobrou e disse que o preço aumentaria se eu demorasse mais um dia para pagar. Tipo, a tal associação não se apresentou, não disse para que servia e só mandou um boleto com uma espécie de multa por atraso. Um cara barriga verde de tudo que nem eu que acabou de pagar um zilhão de taxas para abrir a empresa não sabe bem o que fazer, pensa logo "putz, mais uma taxa, vou pagar logo antes da multa" mas aí rapidinho vem outro pensamento "mas o contador não me avisou dessa aí não". O mais interessante o boleto tem a mesma data de geração da abertura da empresa é como se fosse automático, pra você pensar isso mesmo: "é algo obrigatório".

Já tinha passado das 18 horas, as opções eram esperar o dia seguinte para se aconselhar com o contador e pagar a multa ou correr para pagar sem multa porém sem informação. Escolhemos a multa, no outro dia veio a mais legal das informações. Existe um estranho hábito de algumas associações se enxergarem como donas da sua voz e da sua representação perante o cosmo. Elas simplesmente mandam o boleto e te tratam como propriedade. Fomos avisados que esse é o primeiro de vários boletos que receberemos e que nem todas possuem vantagens de filiação ou legitimidade na exigência.

Sendo assim, para quem também está no começo da jornada como nós estamos não precisa se desesperar com as centenas de reais do boleto, pense, medite, pesquise sobre a associação que está enviando e troque uma ideia com o contador. No fim das contas tudo vai dar certo


Nenhum comentário:

Postar um comentário